Os efeitos do COVID-19 no varejo
UMA VISÃO GERAL DA SITUAÇÃO BRASILEIRA
Números do COVID-19
Dados atualizados em: 17/06/2020 11h00
- Mais de 8,2 milhões de pessoas ao redor do globo já foram infectadas.
- Mais de 440 mil mortes no mundo.
- No Brasil mais de 920.000 infectados e 45.241 mortos.
IMPACTOS ECONÔMICOS
Tanto no cenário global como no brasileiro, os principais impactos da pandemia são a queda no consumo e a alta do desemprego, que corroboram a contração do crescimento econômico.
No Brasil, especificamente, destaca-se a alta do dólar, a qual prejudica setores que trabalham com importados. Para além disso, a compra de tecnologias também é impactada, o que acaba por afetar a inovação e a produtividade.
IMPACTOS NO VAREJO
O varejo é um setor econômico muito sensível às oscilações macroeconômicas, sendo afetado pelas variáveis que têm relação direta com a renda dos consumidores. Com essas variáveis em queda (emprego, renda, dentre outros), a previsão é de que o impacto seja maior nas categorias de bens não essenciais (móveis, moda etc).
Inicialmente, observa-se uma maior demanda nas áreas de higiene pessoal, limpeza, alimentação e até mesmo entretenimento – dada a recomendação de quarentena e/ou distanciamento social.
TENDÊNCIAS
Fechamento do Comércio
Grandes varejistas como Via Varejo e Marisa tomaram a decisão de fechar algumas de suas lojas físicas. Essa decisão, somada com a redução da circulação de pessoas, tende a provocar uma drástica queda das vendas presenciais.
Delivery e Vendas Online
As entregas em casa estão sendo priorizadas no momento. Aplicativos de entrega estão criando novas campanhas (ex: Ifood com cupons de desconto para pequenos restaurantes) e varejistas estão intensificando seu e-commerce ou ofertando por marketplace.
O que pode ser feito?
1 – MAIS OPÇÕES DE PAGAMENTO
Para manter o negócio atrativo, a oferta de crédito e condições especiais para o consumidor é um diferencial que auxilia a manter o fluxo de vendas.
2 – CUIDADO COM PONTO FÍSICO
Divulgar amplamente as novas práticas de limpeza aplicadas ao ponto físico para dar a segurança de que, caso o cliente precise ir até a loja física, encontrará um ambiente seguro e higienizado.
3 – MUDANÇAS NA OPERAÇÃO
A maioria das varejistas está apostando na modalidade virtual para compensar suas vendas. É um momento de refletir sobre o comportamento do consumidor, dando atenção redobrada no atendimento ao cliente.
Fontes: Google Retail AIT (17/03/20), G1, Valor Econômico, Exame, Veja, Johns Hopkins University
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