5 passos para aplicar Gamificação na sua empresa
Nos últimos anos, você se lembra de ter ouvido algo sobre o termo Gamificação ou Gamification?
Seja em alguma das reuniões que participou em sua empresa ou mesmo fora dela, já teve a chance de conhecer um pouco mais sobre Gamificação?
Se não, saiba que estamos vivendo em um mundo cada vez mais conectado e em um mercado extremamente competitivo. O que faz com que sua empresa precise estar de olho nessas tendências para continuar atuante.
Dentro desse contexto, a Gamificação pode auxiliar nos processos e estratégias de sua empresa, para que haja inovação e engajamento do seu público interno. Como? Mantendo-o motivado, encorajado e comprometido com as tarefas que desempenham no dia a dia. Isso, com base em novos modelos de processos.
Se você ainda tem dúvidas, nós te mostraremos como a Gamificação pode ser uma excelente alternativa para melhorar os resultados do seu negócio.
Afinal de contas, o que é Gamificação ou Gamification?
Assim como o próprio nome já sugere, a Gamificação ou Gamification é baseada em trazer para dentro da empresa algumas dinâmicas e mecanismos utilizados em jogos.
O principal objetivo desse método é incentivar aqueles que estão envolvidos no processo a serem mais competitivos e participativos, pois, traz à tona algumas características inerentes do ser humano, como a competitividade e a cooperação, além de também fazer uso de rankings e recompensas para premiar os melhores funcionários.
Como a Gamificação pode ajudar empresas?
Estratégias de Gamificação ajudam empresas de diferentes formas e seguindo o objetivo de cada uma delas. É possível estimular o pensamento crítico dos colaboradores, para que novas possibilidade e maneiras de pensar sejam levantadas.
Além disso, definir comportamentos que sua empresa espera que eles sigam e maximizar o cumprimento de metas, com base em desafios que existem no dia a dia do negócio. Sempre levando em consideração que é preciso proporcionar recompensas e reconhecimento como forma de retribuição.
Existem muitas outras vantagens que a Gamificação pode proporcionar para auxiliar nos processos e estratégias das empresas.
Confira algumas delas:
- Incentiva novas ideias
Diversas empresas acabam perdendo ou deixando de lado o costume de abrir espaço para ouvir as ideias e inovações dos seus colaboradores. Isso acaba fazendo com que boas oportunidades sejam perdidas. Com a Gamificação, a equipe pode retomar a vontade de interagir e propor novas possibilidades.
- Estimula o engajamento entre os colaboradores
A implantação de Gamificação proporciona uma melhora considerável no clima organizacional das empresas. É possível criar uma situação em que todos precisem se unir para buscar um mesmo objetivo, por exemplo. Isso pode ser, até mesmo, uma forma de observar como cada um trabalha e age de acordo com as situações que surgem.
- Aumenta os lucros
É fato, se o time está engajado com o que acontece dentro da empresa, obviamente colabora mais com o objetivo geral do negócio. Quando o clima organizacional é agradável, as pessoas trabalham com mais alegria e empenho, o que acaba influenciando de maneira positiva nos lucros.
- Traz à tona possíveis líderes na equipe
A Gamificação, por se tratar de um método que simula uma espécie de dinâmica embasada em situações reais, torna possível observar o modo como cada um dos colaboradores age. Assim, fica mais fácil identificar os líderes do grupo, possibilitando que as estratégias da empresa sejam definidas com mais assertividade.
- Faz com que a equipe volte a se lembrar de pontos importantes
Querendo ou não, existem algumas práticas que são esquecidas pelos colaboradores com o passar do tempo. A Gamificação é composta por desafios, feedbacks constantes e recompensas.
Tudo isso possibilita recuperar a vontade de contribuir para o desenvolvimento da empresa. Além disso, permite que padrões que foram deixados de lado voltem à tona e auxiliem nas boas práticas de trabalho dos colaboradores.
Aprenda como aplicar a Gamificação na sua empresa
Agora que você já entende o que é a Gamificação e como ela pode contribuir para os processos e estratégias do seu negócio, está na hora de saber como aplicá-la na prática.
Assim como qualquer outra estratégia, inegavelmente é preciso que você realize um bom planejamento. A partir daí, é necessário identificar quais são os objetivos a serem alcançados e as formas de monitorar e avaliar os resultados obtidos.
Entretanto, para fazer isso com mais assertividade, separamos abaixo um passo a passo. Confira:
Passo 1 – Identifique o problema
Questione seus colaboradores por meio de entrevistas sobre como está o relacionamento entre os colegas, a produtividade ou a cultura da empresa. O importante nesse primeiro momento é entender o principal objetivo do uso da Gamificação e o motivo também.
Passo 2 – Defina seu objetivo
Depois de identificar o motivo, é hora de definir aonde se quer chegar. Seus objetivos podem ser diversos, desde motivar seus colaboradores até aumentar as vendas ou promover o engajamento entre os colegas.
Passo 3 – Conheça a fundo o público que quer atingir
Antes de executar a Gamificação, é preciso que você entenda seu público e identifique suas principais características.
Passo 4 – Defina suas estratégias
Depois de realizar todos os passos anteriores, realize um brainstorming com sua equipe. Assim, você poderá obter ideias sobre como a Gamificação pode ser aplicada e qual ação será utilizada.
Passo 5 – Mensure seus resultados
De nada adianta colocar em prática tudo o que citamos e se esquecer de mensurar os resultados obtidos. Portanto, realize testes, pesquisas e acompanhe tudo o que acontecer após aplicar a Gamificação. Assim, poderá avaliar se a estratégia está realmente tendo efeito.
Com base em tudo o que foi exposto aqui hoje, foi possível explicar o quanto a Gamificação pode ser uma estratégia interessante para auxiliar nos processos da sua empresa. Por isso, pesquise e planeje a inserção da ferramenta no dia a dia do seu negócio e surpreenda-se com os resultados.
Deixe um comentário