Gamificação: diversão ou coisa séria?
O verdadeiro conceito de Gamificação
Nos últimos anos, a Gamificação tem se popularizado em diversos setores como uma metodologia que visa aplicar conceitos e técnicas presentes no ambiente de jogos em atividades não relacionadas ao entretenimento. No entanto, o novo termo em si pode causar certa confusão, levando à falsa interpretação de que “Gamificação” se trata apenas de transformar algo em jogo, como pode ser sugerido nas regras de linguagem.
Neste sentido, é importante compreender que se a Gamificação não é transformar uma vivência em um jogo, divertido, lúdico e que entretenha as pessoas, então o que de fato ela se propõe no ambiente de negócios?
O foco principal da Gamificação
A Gamificação tem como principal objetivo engajar e envolver pessoas de forma voluntária em atividades que podem ser desde rotineiras até inovadoras ou desafiadoras. Junto a isso o profissional game designer conectará também a objetivos de negócio, como por exemplo, o atingimento de metas da empresa.
Dessa forma o participante encontra na proposta da gamificação, um senso de propósito para executar as suas tarefas, que são colocadas de forma clara, em regras simples e que transmitam equidade entre os participantes. Com isso, todos buscarão seus próprios caminhos, estimulando a criatividade, inovação e pensamento estratégico. Também ao aceitar a participação, o ideal é que a pessoa acompanhe feedbacks constantes e em tempo real sobre os andamentos, as regras e meta a fim de reajustar constantemente sua trajetória..
E assim, a fim de manter o foco dos participantes nas suas missões individuais ou coletivas que a gamificação se vale de conhecimentos com base na neurociência, psicologia e outras ciências comportamentais. Dentro dessa ciência são utilizados no processo instrumentos como: gatilhos mentais de engajamento, teorias de perfil de jogadores, motivadores extrínsecos e intrínsecos, construção de storytelling, dentre outros. Ainda cabe considerar que todos estes mecanismos podem ter maiores potências quando envoltos em tecnologias.
Em um ambiente de negócios, por exemplo, a Gamificação pode ser aplicada para incentivar a produtividade, o trabalho em equipe, o desenvolvimento de habilidades específicas e até mesmo para aprimorar a comunicação interna.
Os benefícios da Gamificação
Mais do que algo que seja divertido, a gamificação se propõe a ser envolvente, mesmo naquelas tarefas rotineiras, que serão embaladas em um outro contexto mental. Isso não quer dizer que também não resulte em um ambiente mais leve e estimulante. Esta será mais uma consequência positiva que será somada a um processo bem aplicado.
Certamente a Gamificação já faz e fará cada vez mais parte da vida de todos, nos ambientes de trabalho, de educação, nas diversas áreas do desenvolvimento pessoal, ampliando resultados de forma envolvente e consciente.
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